Todo mundo deveria ler esse LIVRO

Livro História da Riqueza no Brasil

0
322

O novo livro do historiador e antropólogo Jorge Caldeira, “História da Riqueza no Brasil”, como bem diz o professor Celso Lafer, revoluciona a análise e a interpretação da história nacional. Depois da sua leitura, a visão do Brasil atual adquire outra perspectiva.

Os livros anteriores de Caldeira – que muito me honrou ao escrever o prefácio do meu livro “Coisa de Paulista” – já abordavam questões analisadas na obra. Uma delas é a importância, no Brasil Colônia, da economia interna, ou seja, não voltada para a metrópole, até então considerada pelos historiadores clássicos a única fonte produtora de riqueza do período. Como mostra Caldeira, ocorria exatamente o contrário. O significado dessa perspectiva recorrente, que desconsidera – e, por consequência, desestimula – o dinamismo e a capacidade de empreender do povo brasileiro está na raiz dos equívocos que nos levaram ao atraso.

Um fato importante, que se evidencia no texto, é a continuidade da ideia da “cabeça do reino”. Na época colonial, a atividade do poder central se restringia a uma única ação: cobrar impostos para financiar a metrópole e, particularmente, a corte. As benfeitorias feitas aqui eram mínimas. O que se via eram proibições ao que quer que significasse progresso, como a proibição à impressão tipográfica ou à criação de escolas de nível superior.

No Império, as tentativas feitas para direcionar recursos para financiar a modernização da economia – e consequentemente acabar com a mão de obra escrava – foram rechaçadas, fazendo com que perdêssemos o bonde da Revolução Industrial e perpetuássemos a mentalidade ‘senhor e escravo’ que, vergonhosamente, ainda persiste.

Com a proclamação da República, o que mudou foi a cabeça, que deixou de ser o rei e a nobreza, e passou a ser o Estado. Propostas feitas por Rui Barbosa, quando ministro da Fazenda, para financiar a produção, receberam o destino de sempre. Para saber se isso se mantém, basta ver a destinação dos impostos escorchantes e o custo do financiamento para quem quer abrir um negócio.

A publicação de “História da Riqueza no Brasil” neste ano eleitoral é especialmente importante. Sem querer entrar em discussões partidárias ou ideológicas, é bom que o povo brasileiro, neste momento, possa ter acesso aos fatos apresentados na análise feita pelo historiador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.